No centro da vila de Cascais, a Casa da Pérgola oferece uma viagem no tempo aos seus hóspedes e enfeitiça quem passa com o aroma do seu jardim florido.

Perfeitamente enraizada na arquitetura de Cascais, a Casa da Pérgola é uma construção senhorial de finais do século XIX, com estilo arquitetónico de características mediterrânicas, à qual não falta um pequeno terraço adornado por plantas trepadeiras – a pérgola – a proporcionar uma sombra repousante.

A sua bonita fachada no estilo “Raul Lino”, com azulejos antigos pintados à mão, e o seu jardim de buxos e canteiros coloridos têm sido o prazer de fotógrafos amadores e profissionais.

O interior desta casa que pertenceu sempre à mesma família e recebe hóspedes há vinte e cinco anos é igualmente elegante. Uma escadaria de mármore branco e corrimão em ferro forjado conduz a dez confortáveis quartos decorados com mobiliário de estilo Dona Maria e, tal como numa casa particular, todos com personalidade própria. A sala, grande, com chão de tábua corrida e teto de madeira, divide-se em vários ambientes, presididos pela lareira. Uma coleção de quadros dos donos da casa e as antigas fotografias de família compõem a atmosfera desta casa com história.

Convidativa em todas as estações do ano, nos meses mais frios, o pequeno-almoço é servido com requinte junto à lareira e, nos mais ensolarados,  é nas várias mesas dispostas no jardim que se aprecia a primeira refeição do dia servida em forma de buffet.